Colégio Nossa Senhora do Rosário

Ensino Fundamental

Ensino

Fundamental

Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

O primeiro segmento do Ensino Fundamental Anos Iniciais é composto pelos grupos do 1º ao 5º ano.
O início desses anos é marcado pela alfabetização, com ênfase no desenvolvimento da leitura e da escrita, do raciocínio lógico, e na sistematização dos conteúdos. Diariamente, utilizamos dinâmicas lúdicas que promovem a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares.

Incentivamos os alunos a cultivarem valores humanos, a desenvolverem o pensamento crítico e a fortalecerem habilidades e competências alinhadas à BNCC. Por meio de projetos pedagógicos, buscamos promover o crescimento integral dos estudantes, abordando o conhecimento de maneira interdisciplinar e resgatando valores culturais e sociais. Dessa forma, eles exploram os ambientes educacionais de acordo com o que é aprendido em sala de aula, promovendo uma aprendizagem que integra teoria e prática.

Essa abordagem pedagógica permite que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos de maneira mais profunda e significativa, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro com segurança e competência. Acreditamos que, ao integrar práticas pedagógicas que respeitam e valorizam o contexto sociocultural e a interação constante, conseguimos proporcionar uma educação que favorece o desenvolvimento integral de cada estudante.

Os componentes curriculares no Ensino Fundamental Anos Iniciais são distribuídos em: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia (1º ano: Integradas), Ciências, Produção Textual, Musicalidade (1º e 2º anos), Arte (3º aos 5º anos), Educação Física, Ensino Religioso, Socioemocional, Cultura Maker e Programa Bilíngue. Os componentes curriculares são distribuídos no quadro semanal de aulas e duas vezes na semana, os alunos serão contemplados com o 6º tempo de aula. A utilização do 6º tempo de aula, duas vezes por semana, é uma estratégia importante para garantir que os alunos consigam absorver de forma eficaz os conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo. Isso permite que o aprendizado seja mais contínuo e focado, favorecendo a revisão, a realização de atividades práticas ou até mesmo o aprofundamento em conteúdos que demandem mais tempo.

O sistema avaliativo é distribuído trimestralmente (três trimestres) com trabalhos avaliativos, testes e avaliações, além da participação diária do estudante que contribui para o processo avaliativo.

As aulas do Programa Bilíngue serão ministradas em 3 tempos semanais, com aulas dinâmicas, com a plena interação dos alunos e, promover um ambiente de aprendizagem mais engajador e efetivo com a utilização da plataforma digital, a fim de despertar o interesse nos estudantes e associar a aplicação dos conteúdos de forma interdisciplinar, pois permite que os estudantes vejam conexões entre diferentes áreas do conhecimento e percebam a aplicação prática do que estão aprendendo

O Programa Líder em Mim (Socioemocional) é uma abordagem educacional bastante eficaz, focada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Ele busca fortalecer competências essenciais para o crescimento pessoal e social dos alunos, como responsabilidade, empatia, trabalho em equipe, comunicação eficaz e tomada de decisão consciente.

O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem onde os estudantes se sintam motivados a refletir sobre suas atitudes, a melhorar sua autogestão e a adotar posturas proativas diante de desafios. Além disso, ao trabalhar habilidades como o senso crítico, a resolução de problemas e a reflexão sobre as próprias ações, o Programa Líder em Mim ajuda os alunos a entenderem seu papel na comunidade, o impacto de suas escolhas no bem-estar pessoal e coletivo, e como ser mais resiliente diante das adversidades. Essa proposta contribui não apenas para o desenvolvimento emocional dos alunos, mas também para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com as complexidades da vida.

Os Projetos Interdisciplinares são uma excelente abordagem para promover uma aprendizagem mais integrada e significativa. Ao conectar diferentes áreas do saber, os Projetos Interdisciplinares desenvolvidos ao longo do ano letivo, ajudam o aluno a perceber as relações entre diversos campos do conhecimento, facilitando a aplicação prática e a compreensão mais ampla dos conteúdos.

Nosso diferencial é a abordagem sociointeracionista, que desenvolve aulas dinâmicas e lúdicas, com base em projetos pedagógicos que colocam os estudantes como protagonistas do seu próprio aprendizado. Oferecemos momentos de espiritualidade e vivência em grupo, proporcionando aos alunos a oportunidade de expressar suas opiniões e esclarecer suas dúvidas. Esses momentos acontecem durante as aulas semanais e na Hora da Palavra, realizadas dentro ou fora da Capela, sempre acompanhados pelos professores. O processo é enriquecido pelo uso de materiais didáticos e pela troca de experiências entre os estudantes.

Nosso objetivo é fomentar a autonomia, a responsabilidade e o diálogo, criando um ambiente que favorece o crescimento pessoal e o aprendizado colaborativo.

O Colégio Nossa Senhora do Rosário é um Colégio tradicional em valores no Bairro de Campo Grande, que busca desenvolver além dos valores cristãos baseados na nossa Mãe Fundadora; Madre Elisa Andreolli, “ela insiste no empenho por uma formação integral ou por um cuidado que leve em conta o todo da pessoa, anunciando-lhe Jesus Cristo, como caminho da verdadeira vida (cf. SMR, PrimiSaggi, p. 469)”.

Os materiais didáticos são escolhidos de acordo com a nossa proposta pedagógica e todos os materiais são alinhados a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) respeitando as particularidades de cada faixa etária de cada ciclo e utilizando metodologias inovadoras.

Nossos professores têm autonomia para criar seus próprios planejamentos, que permite que eles se sintam mais envolvidos e capacitados para adaptar as aulas de acordo com as necessidades dos alunos. A flexibilidade quanto à aplicação dos planejamentos indica que o ensino não segue um formato rígido e pode ser ajustado conforme o progresso da turma, o interesse dos alunos e os desafios que possam surgir.

A supervisão da Equipe Técnico-Pedagógica garante que os planos e metodologias seguidos pelos docentes estejam alinhados aos objetivos educacionais do Colégio e que a qualidade do ensino seja mantida. Isso também oferece um suporte contínuo para que os professores possam melhorar suas práticas pedagógicas.

O uso de metodologias ativas permite que os alunos assumam um papel mais participativo no processo de aprendizagem. A utilização de ferramentas como projetores e mídias digitais contribui para tornar as aulas mais interativas e acessíveis, além de integrar recursos tecnológicos ao cotidiano escolar.

Promovemos aulas de campo externas e aulas-passeio para contextualizar o conhecimento, tornando-o mais real e vivencial, a fim de motivar os estudantes e a consolidar aprendizagens de forma mais prática e significativa.

A gamificação é uma abordagem que torna o processo de aprendizagem mais lúdico e envolvente, utilizando elementos de jogos, como pontos, níveis e recompensas, para estimular a participação e o engajamento dos alunos.

O Ensino Fundamental Anos Iniciais funciona, em dois turnos, com os seguintes horários:

 

• Anos Iniciais: Manhã: 7h10 às 11h40/ Tarde: 13h10 às 17h40. ( 1º ao 5º)
(segunda, quarta e sexta)
• Anos Iniciais: Manhã: 7h10 às 12h30/ Tarde: 13h10 às 18h30. (1º ao 5º)
(terça e quinta)

Ensino Fundamental (Anos Finais)

No Ensino Fundamental (Anos Finais), temos como missão educar jovens para atuarem com protagonismo, autonomia, responsabilidade e criticidade no pensar e agir, de forma a contribuir para a formação dos sujeitos e de uma sociedade mais justa e solidária, preparando-os também para o Ensino Médio.

   Os estudantes são estimulados constantemente a pesquisar, argumentar e solucionar problemas buscando resoluções criativas e éticas em ambientes diferenciados de aprendizagem multidisciplinar, intensificando projetos que valorizem a formação humana e os valores cristãos, base do Colégio Nossa Senhora do Rosário.

   Nossos alunos, já conectados às novas tecnologias, recebem de professores capacitados, acompanhamento diferenciado, sensível aos anseios da juventude, que traz com as práticas pedagógicas novas descobertas, inovações, desenvolvendo habilidades socioemocionais.

  O Ensino Fundamental prepara o caminho para que nossos educandos estejam prontos para planejar o seu futuro com senso crítico e protagonismo. Damos enfoque à formação integral, preparando-os para competências e habilidades nos campos acadêmico, político, ético, estético e tecnológico.

   Após anos de aprendizado, transformação e amadurecimento, abrem-se as portas do Novo Ensino Médio, com diferentes desafios para serem vencidos.

O Ensino Fundamental Anos Finais funciona, em dois turnos, com os seguintes horários:

 

• Manhã: 7h30 às 12h / Tarde: 13h10 às 17h40. ( 6º ao 9º)
(terça, quinta e sexta)

• Manhã: 7h30 às 12h50 / Tarde: 13h10 às 18h30. (6º ao 9º)
(segunda e quartas)