A proposta pedagógica do Colégio Nossa Senhora pretende oferecer a comunidade, em que está inserida, instrumentos capazes de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, com que sonhamos, em que as diferenças sejam respeitadas. Intenciona-se contribuir de maneira efetiva para a formação de crianças e jovens autônomos, íntegros, críticos; interagindo com o mundo em que vivem.
Com foco nos quatro Pilares da Humanidade para Educação do século XXI, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, a proposta pedagógica da Instituição convida a todos a participar da construção de um projeto de vida mais humano e digno.
O trabalho a ser desenvolvido é sustentado pelas ideias e ideais de pensadores como Paulo Freire, Vygostky e Piaget. No entanto, não há limites para a busca de novas contribuições, a fim de tornar a proposta pedagógica do Colégio Nossa Senhora do Rosário atual, dinâmica e capaz de atender às demandas da comunidade escolar.
O Ensino Médio tem por finalidade garantir o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular e atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo à medida que possibilita aos estudantes escolherem o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus estudos nas áreas de conhecimento com as quais se identificam, assegurando-lhes a formação indispensável ao exercício da cidadania e fornecer meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Os Itinerários formativos para o Ensino Médio atribuem centralidade ao Projeto de Vida ao estabelecer que esse nível de ensino se oriente pelos interesses e pelas potencialidades de cada aluno, favorecendo o autoconhecimento e o aprendizado sobre traçar metas e empreender ações e estratégias para alcançá-las.
O Ensino Médio tem por objetivos:
a) consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos seus estudos;
b) aprofundar e ampliar o que foi aprendido e colaborar para o desenvolvimento das competências gerais e habilidades;
c) promover a integração curricular como estratégia de organização do currículo em áreas de conhecimento que dialogue com todos os elementos previstos na proposta pedagógica na perspectiva da formação integral do educando;
d) aprimorar o aluno como pessoa humana no que se refere à formação ética, ao desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
e) desenvolver a capacidade de compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada componente curricular;
f) aprofundar a capacidade de observação, imaginação, reflexão e crítica;
g) integrar o educando à sociedade, por meio da participação consciente e coerente com os valores de solidariedade e de justiça social;
h) trabalhar o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, para que sejam capazes de fazer escolhas responsáveis e conscientes, avaliando seus interesses e, consequentemente, orientando-os nessas escolhas em diálogo com seus anseios e aptidões;
i) permitir aos estudantes que vivenciem propostas significativas, condizentes com o mundo social e do trabalho, baseadas na pesquisa, na contextualização e na problematização;
j) despertar no aluno a importância do trabalho e, também, de continuar aprendendo de forma a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, a novas condições de ocupação e de aperfeiçoamento posteriores.
No Ensino Médio, a preocupação com o mundo do trabalho e os concursos seletivos, principalmente, o vestibular, permeiam o fazer de nosso cotidiano. Entretanto, a formação de valores e do cidadão estão sempre caminhando lado a lado com as questões da vida prática e as exigências do mundo contemporâneo, cada vez mais competitivo. Disciplinas como Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia e Artes contribuem para essa formação.